Efeitos neuronais da Massagem de Som Peter Hess

Dra. med. Kerstin Gommel.


 No projeto científico aqui mencionado, a médica Kerstin Gommel seguiu a questão: como é possível medir de forma objetiva o sentir subjetivo, durante uma massagem de som. Foi possível comentar pela primeira vez medições durante um curso intensivo de formação de massagem de som como também 100 dias após o exame final, efeitos neuronais com a ajuda da análise espectral EEG, e também a medição do limite de ordem visual e auditiva em comparação com o grupo de controle. A massagem de som desenvolvida há 30 anos por Peter Hess está constantemente em desenvolvimento, inúmeras observações na prática de utilizadores e clientes são incluídas. As questões do estudo piloto efetuado no ano 2009 para o efeito neuronal da massagem de som, foram:


Os efeitos subjetivos sentidos da massagem de som, são mensuráveis de forma objetiva?

Quais os métodos de medição apropriados?

 O que são métodos de medição apropriados?

Qual o efeito da massagem de som?


À procura de métodos de medição 

O Instituto de Comunicação e Pesquisa do Cérebro em Stuttgart, investigam, há mais de 20 anos, principalmente a área da aprendizagem, como também, da promoção de danos cerebrais. Visitam o Instituto principalmente crianças com limitações de aprendizagem, adultos com problemas de concentração ou que tenham o desejo de aumentar a melhoria do desempenho, por exemplo, na área da gerência e alta competição, até pessoas com danos cerebrais. O foco coloca-se na aplicação terapêutica da música, especialmente a música de Mozart.


Métodos de medição:

O método, análise espectral do EEG, desenvolvido por Günter Haffelder no Instituto de Comunicação e Pesquisa do Cérebro, é um método de medição padronizado, no qual são derivados ondas cerebrais através de 2 canais. Os sinais EEG são separados através de uma análise espectral e divididos em partículas de frequência, depois são apresentados em três dimensões num chrono espectograma. Em dois chrono espectogramas da mesma pessoa, registrados, por exemplo, antes e depois de uma semana de Formação Intensiva de Massagem de Som, podem ser comparadas e documentadas possíveis alterações na imagem da energia cerebral. O Software permite um aumento de janelas temporais por segundo, no chrono espectograma.  Segundo este protocolo de medição, podemos analisar reações diretas na imagem de sinais cerebrais, por exemplo, o toque de taças de som durante uma massagem de som acompanhada por uma medição técnica. Nos pontos de medição usados (nos mastóides, isto quer dizer, diretamente atrás das orelhas e na testa) são registrados sinais do cérebro médio, testa e têmporas. Assim, são provenienetes de áreas do córtex auditivo, bem como do sistema límbico. O sistema límbico é considerado um centro importante para o processamento de emoções e percepções do corpo, como da dor, ao qual são atribuídos o hipocampo e o núcleo Mandel. Também desempenha um papel importante na aprendizagem e na memória. A frequência da imagem típica da análise EEG espectral, segundo Haffelder, mostra um sujeito em repouso numa atividade Beta bastante baixa. Theta, e em especial Delta, podem ter amplitudes relativamente elevadas, Alfa normalmente ocorre apenas com os olhos fechados.


As frequências do cérebro humano

(segundo G. Haffeldr): 

Ritmo Beta (14 - 28 Hz): pensamento lógico, atenção ativa mas também agressão, stress e frustração.

 Ritmo Alpha (7 - 14 Hz): Concentração relaxada, pensamento calmo e descontraído. Alpha é a “ponte” entre consciência e subconsciente.

 Ritmo Theta ( 3,5 - 7 HZ): Estado silencioso, sono, inspiração e sonho, visualização, devaneio, fantasiar. Ritmo Delta (0.1 – 3.5 HZ): Cérebro: sono profundo sem sonho, transe, hipnose. Mesencéfalo: radar pessoal, instinto, “sexto sentido”.


Medição do limiar visual e auditivo:

Para ter sinais de ondas cerebrais comparáveis, é importante que a pessoa de teste seja ocupada sempre da mesma forma. Aqui, por exemplo, pode ser adequada a utilização do teste limiar. São, por exemplo, dados dois estímulos sensoriais de forma visual ou acústica (por exemplo, duas luzes piscando ou dois barulhos),  um atrás do outro, a uma pessoa, assim, existe, se os intervalos entre ambos os estímulos for cada vez menor, um momento, no qual  é impossível à pessoa que faz o teste, diferenciar qual deles foi feito primeiro.  O tempo de intervalo de dois estímulos que um adulto reconhece como diferença e atribui corretamente, coloca-se entre 50 a 100 mili segundos. A medição limiar da ordem dá informação sobre a velocidade de processamento do estímulo do cérebro. No presente estudo foi utilizado o teste limiar para a concentração do participante, possíveis resultados do teste apenas foram analisados em plano secundário.


Design do estudo 

Participantes do estudo:

O grupo experimental, Formação Intensiva da Massagem de Som Peter Hess era constituído por 15 participantes, e se realizou na Academia Rhön em Schwarzerden.

O grupo de controle consistia em 5 colaboradores do Seminários que não participavam diretamento no curso intensivo, mas trabalhavam normalmente. Habilitações literárias, distribuição etária e gênero dos dois grupos eram comparáveis.

Para a mediação final, após 100 dias ainda estavam disponíveis 10 participantes do grupo experimental e 4 participantes do grupo de controle, também na proporção de sexos semelhantes.

Programação: No início e final da semana da Formação Intensiva (66 horas de aulas (45 min. cada) distribuídas por 8 dias), que continham vários trabalhos de grupos e individuais com taças de som, formam derivados ondas cerebrais e executado o teste limiar visual e auditivo. Parte da formação é um curso final com supervisão (Sexta-feira á noite até Domingo á hora de almoço) e foi possível repetir a medição das ondas limiares após 100 dias, para além disso foram registrados dados através de um questionário não padronizado . O questionário abrangeu a avaliação subjetiva dos níveis de stress pessoais durante o período de estudo, como também o número de contatos da massagem de som no quotidiano (o período entre a formação intensiva e o curso final).

Aleatoriamente, durante o período de estudo, foram registrados e analisados, durante a massagem de som, ondas cerebrais de uma pessoa que fez o teste.

Qual o efeito da massagem de som?

Resultados do estudo e discussão

 EEG-Análisem Espectral:

No geral observou-se um ritmo para processos cerebrais nas pessoas envolvidas. A atividade Beta dos participantes estava significativamente menor após a semana de som, isto quer dizer que ocorreu uma redução visível de stress. Em contrapartida, no grupo de controle, a atividade Beta aumentou no final de uma semana de trabalho. A atividade Alfa aumentou no grupo de experiência, bloqueios diminuíram. Uma proporção significativa de indivíduos também mostrou uma atividade cerebral sincronizada, após a semana de som, o que sugere uma melhor coordenação entre os hemisférios. Não significativa, no entanto, foi a ativação Theta, tanto no ensaio como no grupo de controle.

Isto pode ser explicado pelo desempenho experimental, uma vez que os indivíduos estavam ocupados com o teste limiar durante a medição EEG, e tinham pouco espaço para desenvolver imagens mentais. Nas medições individuais, durante a aplicação de uma massagem de som ocorriam padrões Theta (ver diagrama 2). Numa proporção significativa dos participantes, após a semana de som, observou-se na faixa de atividade Delta um ritmo distinto e pulsação regular, os hemisférios dos participantes trabalhavam claramente de forma mais simétrica. No grupo de controle não se verificou nenhuma alteração em causa após a semana de trabalho, mas em contrapartida, um ligeiro aumento da assimetria do cérebro na gama de frequências mais baixas, e uma diminuição na amplitude Delta.

Medição do limiar: 

A realização dos testes de fim do limite trouxeram alguns resultados: Após a semana intensiva houve um aumento significativo de percepção no campo da ordem visual.  Após 100 dias, o valor tinha diminuído ligeiramente outra vez e nivelou-se após uma semana de som, ficando entre a linha de base e o valor imediatamente a seguir. No grupo de controle o limiar da ordem visual manteve-se e até diminuiu um pouco. Após 100 dias verificou-se uma estabilização no grupo experimental, ao medir o limiar da ordem visual. No entanto, no grupo de controle não se verificaram alterações significativas. Assim, a medição do limiar mostrou-se como possível parâmetro, ao documentar um aumento de stress, além disso, os resultados do grupo de controle mostram que pode ser excluído um “efeito de prática”.

Resultado do questionário recolhido:

O nível de stress médio foi feito numa escala de 1 (muito baixo) a 6 (muito alto) indicado pelos participantes, em média de 4.25 pontos antes e 1.55 pontos imediatamente após a semana de som. Após 100 dias a média da avaliação de stress subjetivo encontrava-se em 3.35 pontos. Causas de stress encontravam-se igualmente na vida profissional como na vida particular. O número de contatos de som que ocorreram entre a semana intensiva e o seminário final, não se correlacionou com o efeito a longo prazo pessoal após terminar a semana de som. Metade dos participantes observaram que o nível de stress manteve-se até uma semana após terminar a semana intensiva de som, a outra metade durante várias semanas, 2 participantes verificaram alterações até ao centésimo dia, dia do inquérito.


Medições EEG durante a massagem de som: 

Nas medições aleatórias EEG durante uma massagem de som, os indivíduos mostravam reações mensuráveis a toques individuais. Se a Taça da Bacia se encontrasse no meio das costas o indivíduo 1 conseguia relaxar. A Taça Universal sobre as solas dos pés trazia um efeito semelhante, além disso verificava-se no hemisfério direito uma forte ativação Delta e Theta. Se a Taça do Coração era tocada na região toráxica, o individuo estava mais acordado e “contava” os toques no hemisfério esquerdo. Verificava-se uma atividade Delta significativa no individuo, quando havia uma intervenção direta do terapeuta. Ou seja, reagia fortemente a todos os estímulos cinestésicos mensuráveis, por exemplo, ao toque da mão do terapeuta antes de colocar a taça no corpo do indivíduo.

O modelo hemisférico:

  Os hemisférios direito e esquerdo do cérebro humano tem funções e formas de trabalhar diferentes. Num destro o hemisfério esquerdo é responsável pelos processos de consciência, trabalha linear e lógico. Aqui nasce a auto-consciência e, por exemplo, a capacidade de se organizar num meio ambiente, e de encontrar palavras para conversar. No entanto o lado direito do cérebro funciona de forma holística, guarda os processos inconscientes, intemporais, intuitivos e criativos.


Efeitos subjetivos e objetivos da massagem de som. 

 Um resumo: 

Receber uma massagem de som é uma experiência, os sons e as vibrações das taças chegam ao interior da pessoa, em vários níveis, corporal, emocional e mentalmente. O nível de stress diminui subjetivamente, é possível descontrair e relaxar bem. O estudo efetuado, ao qual devem seguir mais investigações, mostra que existem efeitos neuronais objetivos da massagem de som, apresentados através de uma alteração da imagem cerebral e também é mensurável uma alteração da velocidade de perceção do participante.


As primeiras medições mostraram a forte influência da pessoa que dá a massagem, na que recebe. A massagem de som torna a pessoa “aberta” para todos os toques e intervenções por parte do terapeuta. Estes resultados chegam ao Instituto Peter Hess para a formação básica e formação complementar, e devem ser um estímulo para todos os que trabalham com a massagem de som, treinarem para continuarem sempre na direção da intenção e atenção.


Literatura:

 Haffelder, G. (1998): aprender a otimizar, evitar dificuldades de aprendizagem. Revista para medicina complementar 10/98. Kandel, e., Schwartz, 1,  Jessell, T. (1996): Neurociência, espectro, editora académica. Koller, Christina M. (2007): O uso de sons em campos pedagógicos. Exemplificado pela pedagogia de som Peter Hess, Editora D.Kovac. Trepel, M (1999): Anatomia neurológica – estrutura e função, Urbanöfischer Verlag, 2. Überarb. Aufl.


Dra .med. Kerstin Gommel

É médica em Berlim e vive em Potsdam.  Estudos em Berlim e Tübingen, promoção em Dresden na área da pesquisa básica, durante muitos anos trabalhou como freelancer no Instituto de Comunicação e Pesquisa do Cérebro em Stuttgart. Um dos focos principais está desde há muito tempo na música e nos sons. Durante uma missão médica no Nepal no inverno de 2008/2009 conheceu Peter Hess em Bhaktapur. Lá surgiu a ideia para esta pesquisa. Contacto: E-Mail: kerstingommel@yahoo.com