Água e Som – uma excelente combinação!
Por Pia Fratoianni
Pia Fratoianni mostra de que forma o método de massagem de som de Peter Hess pode ser admiravelmente combinado com a hidroterapia e utilizado de forma eficaz tanto na área do bem-estar como para fins terapêuticos.
A água é o nosso elemento de origem. Água é sinónimo de vida. Para muitos de nós, movimentarmo-nos na água, ou sermos movimentados, como acontece na hidroterapia, significa soltarmo-nos, libertarmo-nos, sentirmo-nos completos e unos. Tal como a água, os sons são algo com que nos sentimos profundamente familiarizados desde o início da nossa existência no ventre materno.
“A origem da vida no nosso planeta está na água. Dois terços da superfície terrestre e cerca de 70% do corpo humano são constituídos por este elemento. O desenvolvimento filogenético da vida processa-se da água para a terra, dos organismos unicelulares, passando pelos invertebrados, peixes e répteis, até aos mamíferos e primatas. Todo o ser humano percorre este mesmo caminho no seu próprio desenvolvimento desde o feto até à idade adulta, repetindo em certa medida a evolução da vida na terra" (Schrötter, A. P. e Schneider, S. W.: Alles Leben ist im Wasser zu Hause.)
Todo o ser humano traz consigo este profundo conhecimento de que toda a vida humana tem a sua origem na água. É por isso que nos sentimos tão atraídos por ela. A água a 35 graus, em que o cliente é movimentado, traz-lhe à memória o líquido amniótico que no útero lhe proporcionava protecção e imponderabilidade. É por causa desta memória que os sons e a "movimentação da água" transmitem uma sensação tão agradável e benfazeja.
Som e água – uma combinação para a vida
Trabalhar o corpo na água e trabalhar o corpo com o som são dois métodos em que o elemento água desempenha um papel importante, senão mesmo decisivo. Se na massagem de som segundo Peter Hess movimentamos as “águas interiores” da pessoa através da percussão suave das taças, na hidroterapia o cliente é suavemente movimentado neste elemento. Nada mais óbvio do que juntar as duas abordagens, tanto mais que ambos os métodos nos levam a reconhecer de forma muito agradável e harmoniosa a indivisível unidade do ser humano (corpo, espírito e alma). E ambos os métodos alcançam os níveis mais profundos do nosso subconsciente.
O que acontece num tratamento água-som?
As taças percutidas com suavidade transmitem as vibrações à água, produzindo ondas concêntricas que transportam essas vibrações até ao cliente e induzem a vibração das suas "águas interiores". Em combinação com o trabalho da água, este processo desencadeia um relaxamento profundo que leva o cliente a soltar-se cada vez mais. As barreiras que possam impedir o fluxo contínuo da vibração são dissipadas. O efeito desejado de estimular as “águas interiores” é reforçado e o método pode ter um efeito ainda mais intenso. O cliente, o terapeuta, as taças e o elemento água vibram em uníssono – em ressonância.
Objetivos de uma sessão de hidroterapia com som
Numa conversa prévia com o cliente, referem-se as regras do trabalho conjunto e é definido um enquadramento, inclusive temporal. Indagam-se os desejos e expectativas do cliente, que são confrontados com as possibilidades do terapeuta. Enquanto no meu trabalho como pedagoga de som pelo método Peter Hess®, após acordo com o cliente, utilizo o trabalho de hidroterapia com som para acompanhar da melhor maneira possível o cliente que se encontre numa situação difícil, já no caso dos visitantes das termas de Bad Windsheim, um oásis de bem-estar na Francónia Central, dou prioridade ao desejo de relaxamento - o tal "desligar" muitas vezes tão difícil de alcançar.
Da rotina diária para o relaxamento
Como decorre uma sessão de hidroterapia com som?
Se pudermos assistir como espectadores a uma sessão de hidroterapia, sentiremos imediatamente a intimidade e proximidade geradas pela atitude de avaliação, atenção e empatia em relação à pessoa a tratar. Começo por habituar o cliente à água, que se encontra à temperatura do corpo. Depois acomodo-o sobre flutuadores. Nas termas de Bad Windschein, trabalho numa piscina de água salina a 12%, o que facilita muito a flutuação. A água salina sustenta totalmente o corpo, pelo que podemos, na maioria dos casos, prescindir completamente dos flutuadores. Com uma suave pressão, coloco o cliente na horizontal e conduzo-o através da água. Começo por lhe relaxar a musculatura dos joelhos e das costas, depois levanto-lhe e baixo-lhe ligeiramente a bacia, e em seguida passo-lhe as mãos suavemente nas costas, pernas e braços. Através destes movimentos alcanço uma harmonização recíproca e faço uma primeira proposta de proximidade. Segue-se a mobilização dos membros através de alongamentos, pressão e tracção, bem como uma ligeira massagem nas mãos e pés. Nesta fase, o cliente já se habituou à água, à movimentação na água e ao toque. Sente-se mais seguro no seu enquadramento protegido e eu dou início à massagem de som. Introduzo variações à massagem de som básica, recorrendo ao abundante património de elementos adquiridos na formação em massagem de som segundo Peter Hess, e percuto cuidadosamente as taças sobre o corpo e em redor deste. Podem utilizar-se igualmente o gongo Fen e os címbalos.
Em breve, a sensação de tempo e de espaço do cliente altera-se, o que se fica a dever em grande medida ao facto de ele ser continuamente movimentado na água, que suporta uma grande parte do seu peso corporal. Devido à resistência da água e à impulsão, o corpo desliza num misto de dinamismo e calma no elemento primitivo. Seguidamente, apoio a cabeça do cliente na curva do meu braço e embalo-o, movimento-o e danço com ele ao mesmo ritmo através da água. As repetições frequentes dos exercícios e o facto de o cliente se sentir apoiado e sustentado transmitem-lhe segurança. A água à temperatura do corpo e os toques do terapeuta despertam uma sensação de proteção. Cria-se assim um espaço protegido que permite ao cliente auto-percepcionar-se sem se avaliar. A maioria dos clientes alcança nesta fase um profundo relaxamento. O cliente mantém os olhos fechados durante toda a sessão. Com movimentos de embalar, acompanho-o até à borda da piscina, a fim de indicar com os címbalos o final do tratamento e de o ajudar a voltar suavemente à posição vertical. Para terminar, faço mais uma massagem suave ou passo as mãos nos ombros e braços do cliente, dando-lhe tempo para ficar a sentir os efeitos do tratamento. Este termina com uma fase de repouso e uma conversa final.
Reações dos clientes
A maioria dos meus clientes diz que consegue um relaxamento profundo logo passado pouco tempo. Muitos deles referem que se sentem como se estivessem a ser embalados num mar sem fim, que se sentem regressar ao ventre materno ou a flutuar no espaço. Todos eles têm uma coisa em comum: esquecem o tempo e o espaço, sentem-se seguros, sustentados e livres. Não é raro haver lágrimas, lágrimas de alívio e de alegria.
O trabalho de som com os clientes na água tem, tal como o trabalho em seco, múltiplos níveis e pode ser executado e experienciado em diversos planos. Em todos os tratamentos de som é importante ter sempre em atenção os desejos e objetivos do cliente e acompanhá-lo numa atitude constante de avaliação e proteção. Cada sessão é diferente e nas primeiras impressões nem sempre as vivências são agradáveis. Podem surgir sentimentos desagradáveis como raiva ou tristeza. De uma sessão de som na água poderá emergir um tema concreto. Para este acompanhamento intensivo, é imprescindível que o terapeuta possua uma formação adequada. Acho maravilhoso que estes dois preciosos métodos possam ser tão bem combinados e fundidos – quer no domínio do bem-estar, quer na área de aconselhamento terapêutico.
A água conduz as vibrações sonoras ao corpo onde fazem movimentar também as “águas interiores”.
Pia Fratoianni É especialista termal, tendo desenvolvido o método Aqua & Klang (água e som) com Klaus Schlötterer-Fratoianni, formado em hidroterapia. É professora e terapeuta de som e formadora em massagem de som pelo método de Peter Hess ®; é especializada em diversas modalidades de hidroterapia, instrutora de Qi Gong e professora de relaxamento. Trabalha no seu próprio consultório em Nürnberg e Diespeck e ainda nas termas de Bad Windsheim, na Francónia Central.